Populares denunciam desperdício de água na adutora ligando o açude Pedras Brancas a Quixeramobim

- por
  • Compartilhe:

Captura de Tela (81)Nesta segunda-feira, 22, populares enviaram ao Monólitos Post alguns vídeos feitos por eles mostrando desperdício de água ao longo da tubulação da adutora que liga o açude Pedras Brancas a Quixeramobim.

Segundo a denúncia destes cidadãos, esses vazamentos já acontecem há dez dias, produzindo enorme desperdício de água.

Procuramos conversar com o diretor da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Paulo Ferreira, que explicou que estes vazamentos são normais neste período de funcionamento inicial do equipamento.

“Enquanto houver ar na tubulação, vai ocorrer estes pequenos vazamentos, mas isto deve acabar nos próximos dias”, disse.

Paulo Ferreira também disse que vazamentos são normais e esperados nas chamadas ventosas – locais onde há pequenas caixas destinadas a acolher a água que vaza da tubulação no processo de expulsão do ar. Em alguns locais, como este que aparece no vídeo abaixo, essas caixas ainda não foram construídas, trabalho que ele garante que será concluído em breve.

Enquanto os trabalhos não são totalmente finalizados, porém, o desperdício de água continua acontecendo e preocupando a todos.

Não evitar que tal desperdício aconteça é, no mínimo, um mau exemplo do governo do Estado. Especialmente por se tratar de uma obra avaliada em dezenas de milhões de reais, a existência de desperdício de água acaba por revelar injustificado planejamento limitado na instalação do equipamento.

Com apenas pouco mais de 12% do seu volume total, o açude Pedras Brancas entrará em colapso no início de 2017, caso as chuvas não o recarreguem, segundo previsões da própria Cogerh.

Veja o vídeo: (Voz no vídeo é de um dos populares responsáveis pela gravação)

_____

pp-150x150Por Gooldemberg Saraiva

LEIA MAIS DESTE AUTOR: 



Deixe seu comentário

Os comentários do site Monólitos Post tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.