Vários leitores do Monólitos Post chamaram atenção para o aumento significativo de moscas e muriçocas nas últimas semanas. “Está demais! Estou cheia de pontinhos vermelhos delas”, comentou Maria Imaculada, que mora em Quixadá, referindo-se a ação das muriçocas. Outra leitora, Ana Paula, de Quixeramobim, diz: “Não aguento mais essas moscas”, e Marly Brito, de Fortaleza, confirma: “Na minha casa não tinha, mas agora tem durante o dia e durante a noite.”
Afinal de contas, a que se deve este aumento de moscas e muriçocas nas últimas semanas?
O fenômeno é cíclico, apontam especialistas. Com a chegada das últimas chuvas, as moscas ressurgem e, com elas, as doenças sazonais – surto de diarreia, vômito, febre, dor de cabeça, dores musculares – que tem acometido um número crescente de pessoas.
Os principais equipamentos de saúde de Quixadá, no Sertão Central do Estado, tem visto o aumento de casos relacionados com o que está sendo chamado de “virose da mosca”, por causa da suspeita de que a mosca seja o principal vetor do surto.
O diretor administrativo do Hospital Dr. Eudásio Barroso, Josué Paiva, confirmou ao Monólitos Post que o número de pacientes com sintomas tais como diarreia, vômitos e dores de cabeça aumentou cerca de 200% no decorrer deste último mês. “Nós trabalhamos com previsões para o número de atendimentos, mas neste último mês a quantidade de pacientes com estes sintomas da virose da mosca superou tudo o que esperávamos”, revela.
Josué conta também que, conforme seu conhecimento do assunto, aumento semelhante ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento – UPA, onde, segundo diz, o número de pacientes com os mesmo sintomas praticamente triplicou.
Luiz Cavalcante, diretor geral da UPA de Quixadá, também confirmou que os atendimentos a pacientes com estes sintomas aumentaram muito nas últimas semanas. “Mesmo com três médicos à disposição não estamos dando conta de tantos casos”, afirma. “Graças a Deus tivemos um carnaval tranquilo, mas infelizmente foram muitos pacientes acometidos com estes sintomas”, ressalta.
O aumento no número de moscas preocupa. Elas pousam em ambientes contaminados e proliferam-se rapidamente. É importante o cuidado com alimentos e com a água ingerida. Limpar as mãos antes de se alimentar também é outra recomendação.
Na maioria dos casos de “virose da mosca”, a internação não é necessária. O tratamento é feito com ingestão de líquidos. No entanto, se houver várias evacuações por dia, acompanhadas por vômito, é preciso reidratação venosa, a ser feita em uma unidade de atendimento médico.
______
- Instagram: @gooldemberg_saraiva
- Facebook: Gooldemberg Saraiva
- Contato: (88) 9 9972-5179 / bergsaraiva@gmail.com
- O carnaval que fizeram com a cara dos quixadaenses
- Colombianos comentam beleza da Miss Quixadá e a comparam com a Miss Universo Paulina Vega
- TV MONÓLITOS: Apesar das chuvas de janeiro, o Açude Cedro, em Quixadá, continua agonizando
- TV MONÓLITOS: Conheça o último amigo vivo do cangaceiro Lampião em Quixadá
- Fantasiados, pilotos de voo livre dão toque carnavalesco aos céus de Quixadá
- O medo enche mais as igrejas do que o amor
- Lançamento do livro “Cordéis de Histórias” acontecerá em Quixeramobim; leia entrevista com um dos autores
- Jovens se organizam através das redes sociais e realizam ação voluntária de limpeza no Açude Cedro, em Quixadá
- Minha Casa Minha Vida em Quixadá: Agora o que não falta é gente querendo ser pai da criança. Por que será?
- Manipulação da opinião pública em época de eleição
- Parâmetros superficiais para o Cristianismo
- Lúmen: 150 poemas de um cearense que são um bálsamo para a alma
- A florzinha, o florista e aquele tilintar no peito
- O Óleo Ungido por Moisés e a exploração da fragilidade dos angustiados
- O fenômeno da rejeição da liberdade
- Desconheço lugar que retrate a vida de maneira tão falsa quanto as redes sociais
- A precisão cronométrica dos eventos cosmológicos exalta o Artista Supremo
- Aceitar o fenômeno da mutabilidade e ser feliz assim mesmo, é o que temos para hoje
- O sujeito é chato, irascível, mal-humorado e está quase sempre de cara feia! Conhece alguém assim?
- O risco do desemprego e a submissão do empregado ao chefe que humilha
- Um encontro que inspira atitudes nobres
- Sair ganhando na derrota
- Qual é a nossa disposição dominante em relação aos outros? Amar ou condenar?
Quero muito que as autoridades tome uma atitude com relação a sujeira que é principal causa dessas viroses,ressaltando que a secretaria de limpeza olhe as ruas do nosso municipio principalmente a rua Florêncio Lopes proximo a antiga maternidade.Varios dias que o carro do lixo na passa naquela rua sem falar que é um mal cheiro terrivel.agradeço a compreensão.
Faltou dizer o seguinte: o acúmulo de lixo contribui significativamente para o aumento de insetos nos ambientes. A prefeitura de Quixadá não colheu o lixo em tempo hábil. Uma dica legal é cobrir o lixo ou colocá-lo em saco plástico; assim a mosca não terá alimento fácil.