A classificação se deu após apresentação de um projeto ao IBRAM, ainda no começo deste ano, pela equipe do Secretário de Cultura do Município, Marcio Aurélio. Segundo ele, o projeto apresentado por sua equipe ficou classificado em 16º lugar, numa disputa que envolveu museus de todo o país.
O valor do prêmio conquistado pelo Museu Jacinto de Sousa é de R$ 50.000,00. Ainda não foi definido se o recurso poderá ser usado em obras de restauro. Marcio Aurélio explica que, para receber o valor, resta apenas apresentar documentos complementares exigidos pelo edital de classificação. A expectativa dele é utilizar o valor na compra de novas portas e janelas, bem como no restauro da fachada do prédio, bastante deteriorada.
Confira a lista dos 20 cprimeiros classificados clicando AQUI.
_____
Por Gooldemberg Saraiva / Contato: (88) 99972-5179 / E-mail: bergsaraiva@gmail.com
A noticia sobre a classificação do Museu Jacinto de Sousa, deixou-me deveras feliz. Identificando- me , sou neta de Jacinto de Sousa, filha de sua filha mais velha Angélica, conhecida em Quixada como Tango.
Ocorre que minha mãe, fez um empréstimo de uma escultura do meu avô para o museu, não foi uma doação. O que me deixa indignada é o descaso com que essa obra está sendo tratada pelos responsaveis de preservar a memoria do Municipio. O “Cristo” está jogado num canto qualquer do museu junto com outras peças, cheio de poeira e se detetiorando. Quero-o de volta para a familia e dar-lhe um destino mais digno que meu avô metece.