O crítico musical Regis Tadeu – um dos jurados do programa do Raul Gil, no SBT, bateu forte em dois cantores que estão fazendo muito sucesso Brasil afora: Wesley Safadão e Pablo.
Para Regis, conforme publicado em sua coluna no Yahoo, Safadão é “um sujeito completamente desprovido de talento”. Pablo, por sua vez, foi classificado como “sujeito completamente desprovido intelectualmente”. A crítica de Regis se dirige também aos dois gêneros musicais representados pelos artistas citados, o forró eletrônico e o brega, “um tsunami de lixo musical”, como ele afirma.
E você? O que acha da crítica do jurado? Safadão e Pablo merecem mesmo estas classificações?
Confira a crítica de Regis Tadeu na íntegra:
Já não consigo mais me surpreender com o fato de um sujeito completamente desprovido de talento como esse tal de “Wesley Safadão” ter gravado um DVD ao vivo em Brasília perante 40 mil pessoas. Também não me espanto ao ver um sujeito completamente despreparado intelectualmente como esse tal de “Pablo” exibir a sua “sofrência” em programas de TV. Hoje em dia é bastante óbvio verificar o quanto a música de péssima qualidade – em TODOS os sentidos – conseguiu invadir todos os espaços midiáticos que você imaginar, a ponto de presenciarmos a todo instante o quanto a riquíssima e legítima cultura regional do país está completamente diluída. Já escrevi artigos anteriores em que abordei o assunto – que você pode ler aqui e aqui – e continuo a não compactuar com isto.
Por conta desta situação, é desesperador sacar que pelo menos duas gerações de brasileiros estão cercadas por todos os lados por estilos em que NADA – repito: NADA! – é aproveitável. Do tal “funk” ao “pagode xexelento mela cueca e isca de periguete”, do sertanejo “universitário dor de corno” ao tal “forró eletrônico”, o que se vê e ouve é uma tsunami de lixo musical inédito na história da música brasileira.
Voltando ao início de texto, vamos pegar o exemplo deste tipo de “forró eletrônico” que é uma verdadeira ofensa para quem curtiu e viveu a época em que este gênero tinha nomes tão incríveis como Jackson do Pandeiro, Marinês, Trio Nordestino, Dominguinhos e, claro, Luiz Gonzaga, entre tantos outros de igual valor. Para a verdadeira manada de zumbis em que se transformou o Brasil, Wesley Safadão, Pablo, Aviões do Forró e outros representam componentes de um imenso caldeirão, em que aberrações musicais se misturam a esquemas “esquisitos” de divulgação e agendamento de shows, com a formação de cartéis de empresariamento que levam a um monopólio prontamente aceito por rádios e TVs espalhados pelo Brasil. Tudo exatamente como ocorre no tal “funk” e no “sertanejo universitário” e ocorria no auge do “pagode” e da “axé music” nos anos 90. Os tempos são outros, mas as táticas são as mesmas…
Foi justamente na década de 90 que o tal “forró eletrônico” surgiu, de certa forma como uma resposta justamente ao então financeiramente rentável universo da axé music. Bastava botar um único sujeito cantando e tocando um teclado de modo canhestro e cercado por duas bailarinas gostosas – como esquecer de Frank Aguiar e seus imitadores? – para se anunciar um “show de forró”. Esquema barato que rendia lucros enormes.
Depois a coisa foi ficando mais gananciosa, com grupos sendo formados com o mesmo esquema – cantor medíocre, tecladista “qualquer nota” tocando instrumento com tudo programado e pré-gravado, mais bailarinas gostosas – e rios de dinheiro surgindo de uma extensa agenda de shows baratos e esquemas de divulgação “esquisitos”. Foi a época em que aberrações musicais como Mastruz com Leite, Calcinha Preta e Aviões do Forró chegaram às rádios e TVs. Tudo em um esquema muito bem montado em termos financeiros, que continua a valer até os dias de hoje, com milhares de grupos pavorosos e bailarinas cada vez mais ousadas em suas safadezas. Com a conivência de um público a cada dia mais retardado, é claro…
Minhas críticas são pertinentes? Aí é com você. Só não leia estas palavras como sendo um pensamento moralista de um velho ranheta. Tenho inúmeras qualidades terríveis, menos esta. Você pode dizer que sou um “preconceituoso saudosista elitista” ou algo do gênero. Dane-se. Enquanto eu tiver voz e a capacidade de digitar algumas letras, vou continuar me recusando a abaixar a cabeça para um futuro popularesco do qual jamais serei cúmplice. Se você pensa o contrário e deseja que seus filhos vivam em um ambiente em que ter um mínimo de cultura é uma ofensa, o problema é todo seu. (Texto original aqui.)
Sobre o autor da crítica: Regis Tadeu é crítico musical, jurado do Programa Raul Gil, colunista/produtor/apresentador do portal do Yahoo, produtor/apresentador dos programas Rock Brazuca e Agente 93 na Rádio USP FM e foi Diretor de Redação/Editor das revistas Cover Guitarra, Cover Baixo e Batera.
Faz sentido, só colocou Mastruz com Leite no canto errado, essa banda é bem anterior a onda que afetou o forró nos anos 2000; foi inclusive um dos grupos musicais que perdeu espaço com a nova vertente. Mastruz com Leite tem músicas belíssimas, sempre enalteceu o Nordeste em seus aspectos culturais e de fato é injusto comparar essa banda com tudo que foi posto no restante do texto.
Isso mesmo Regis. Esses lixos de musicas que nao é musica, juntamente com pessoas retardadas que as curtem freneticamente, sao cultura zero. Moro no Nordeste e tenho ódio dessas batucadas doidas que mais afetam os tímpanos.
Respeito e concordo totalmente com Regis, o que dizer de um país com atual cenário musical? O que dizer quando já tivemos Tom Jobim, Cartola, Elis, Renato, entre outros, eu só tenho 25 anos e prefiro mil vezes ouvir musicas antigas do que poluir minha mente com esse barulho que hoje em dia chamam de musica!
O problema não são os cantores, o problema é um povo que os consome….
RETIFICANDO: REGIS
O ROCK TAMBÉM É OUTRO LIXOOOOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!
PARA DEIXAR PERFEITO, O BRILHANTE COMENTÁRIO DE GERIS : SAFADÃO E PABLO SÃO TOTALMENTE
LIXOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSS !!!!!!!!!!!!!!!!
é por isso o pais esta uma merda viva o rock, metal
parabéns rigis tadeu pau no cu nesses cantores
Quem é esse tal de Régis Tadeu na capa de qual revista ?
Vai procurar o q fazer pq falando mal de outros gêneros musicais vc não vai conseguir ibope nem um mano .
O programa Raul Gil, até gosto . Mais quando vc entra parecendo um louco com aqueles trajes troco de canal. Kkkkkkkkkkkkk sai fora
Com seu rock mal sucedido ……..
Quem disse que MÚSICA BOA E DE QUALIDADE, só é aquela que:
É POPULARMENTE CONHECIDA ou “TODO MUNDO GOSTA” (penso: todo mundo quem?)
Infelizmente Há poucos músicos e cantores bons hoje em dia.
Penso que, música boa ou bem construída são aquelas que possuem uma série de características e exigências acadêmicas, que desconheço (ritmo? tom? letra? corpo?) mas no popular são aquelas que tem um som/ritmo com letra que oferece imaginar e viajar, nos levando com a sua cadência fazendo-nos refletir sobre nós mesmos e nossas alegrias e tristezas.
Mas acima de tudo, quando bem construídas, elas atravessam GERAÇÕES.
Não consigo digerir as músicas desse ASTRO aí de cima. Esse Wesley deve ter muito Marketeiro orientando-o a um “público seleto” que ACOSTUMOU-SE a ouvir desse CARDÁPIO.
Talvez, esse mesmo público deve ser daqueles que assistem a uns programinhas, como um tal de:
“CASO DE FAMILIA” e “A TARDE É SUA”…. (tenham bom proveito)
– Eu sou jovem, viajado, estudado, com trabalho compatível a minha vida e estudos e estou muito feliz com minhas opções culturais de músicas, filmes e arte: brasileiras a Estrangeiras e enfim, sou muito eclético.
Gostaria de citar minhas opções culturais, mas acho que não saberão do que falo, pois das águas que bebo esse público aí, jamais vai beber.
Vamos aprender o que realmente é chamado de MÚSICA , pessoal!!!
Isso dai e inveza pq o wesley e um ótimo cantor
Isso dai e inveza
Gostaria de saber se regis tadeu tem auguma formação musical e se ele realmente sabe o que esta falando .exemplo.bossa nova pra mim não serve mas não posso negar a qualidade musical entende e cantar dissonancia não é para qualquer um. Não posso falar que o cara é ruim porque não gosto da musica
Vão curtir Rock e morrer de overdose como a maioria dos seus ídolos internacionais ou vai fazer sexo anal e morrer de hiv como um bando de rockeiro brasileiro idolatrado por aqui…
A música não tem letra não tem conteúdo.. . Foda-se… se tem alguém curtindo e sendo feliz já cumpriu sua missão
Viva o Rock e as drogas….
Tá certíssimo o Régis Tadeu. Esse “cantor” é a cereja no bolo de merda em que se tornou a “música” brasileira. Pior são os babacas que acham que o tal “cantor” não pode ser criticado e quem o faz está com “ciúmes” dele. Ora, vão se fuder! quem afirma isso deve adorar o Hitler!
Tem gente que não tem o que fazer, e perde tempo falando mau do trabalho dos outros, isso é deprimente. Ver babacas e idiotas que não fazem sucesso ter inveja do trabalho dos caras, digo: se Roberto Carlos perdesse tempo com isso não teria feito tanto sucesso; Vão procurar trabalhar bando de desocupados! E digo mais, quem fala mau de qualquer artista brasileiro que tenta criar e não copiar os ingleses e americanos é e vai ser sempre um zé ninguém.
Esses caras que meteram o pau no Régis são todos uns babacas e retardados mentais, alienados tão quanto o cunho de merda e lixo musical que defendem! Concordo plenamente com o Regis, vivemos em um era de valores invertidos, onde as coisas ruins passaram a ter muito mais valor do que as coisas boas, ex: o marginal esta solto e agindo a todo vapor e cada vez mais cheio de direitos, em contra partida os cidadãos de bens estão sufocados e aprisionados em suas próprias casas, enquanto isso o funk e o Wesley Safadão adestram as mulheres a serem cada vez mais putas e vadias ou ensinam aos babacas a serem cada vez mais babacas….
Cara, se interessar por música no Brasil é algo deprimente, a pessoa precisa realmente gostar do que faz e se dedicar. Você passa anos estudando, tocando instrumentos, aprendendo a compor para no fim acabar num bar ou pracinha entretendo quem passa enquanto qualquer zé ruela cria um verso falando da balada da última noite ou da piranha que pegou no baile e logo se torna famoso e popular e se alguém se põe a fazer uma crítica logo uma legião de zumbis aparece para defender o sujeito, como o Evandro…
Uma vez assisti um filme chamado “Idiocracy” (Idiocracia), e a obra consegue ser uma verdadeira profecia por essas terras.
Não vejo diferença nenhuma entre esse cara e os cantores de “sertanejo” universitário, é só mais do mesmo… um bando de almofadinhas que se acham os caras, os fodões vivendo suas vidas monótonas de farra e ostentação, vendo mulheres como objetos. Onde está o talento nisso? Não há críticas, questionamentos, reflexões ou poesia, aliás não há conteúdo algum nessas porcarias que as gravadoras e a mídia atualmente promovem como “cultura”.
Realmente, a música tem poder, influência, e nossa elite nojenta sabe usar isso como ferramenta para manter o povo burro e ignorante, se matam de euforia nos shows e no dia seguinte voltam a viver suas vidas de escravos nesse sistema de merda. E qualquer coisa basta colocar a culpa no governo e já era. Pois o que importa é ter dinheiro, carrões, mulheres, diversão, mesmo sendo tudo ilusão…
Pão e circo ao povo.
Julio Cezar, Evandro, Rony e Louis. Pelo português semianalfabeto de vocês e pelas colocações demasiadamente alienadas vejo que vocês “entendem” o suficiente para vir aqui criticar Regis Tadeu. Regis Tadeu é um figura emblemática que nunca poderia deixar de existir no cenário cultural brasileiro pois fala a V-E-R-D-A-D-E e nada mais que a V-E-R-D-A-D-E, sem se preocupar com a opinião da maioria imbecil como vocês. Régis vai além da crítica musical, ele sintoniza a locução perfeita da crítica à idiotização cultural. Sempre o acompanho em suas entrevistas e, como músico, posso afirmar que o que ele fala nada vai além da verdade nua e crua, sempre com uma pitada de humor para não parecer tão hostil com a sociedade culturalmente retardada que a gente vive. Se vocês não entendem de música, por favor, recolham-se às suas próprias ignorâncias.
Concordo com o Regis, esses tipos de musicas são uma merda e lixo mesmo, Na verdade acho que a musica é uma arma muito forte contra o sistema, musica é muito importante é algo que tem que ser serio. Esses tipos de cantores não estão nem aí para a questão do país, cantam um monte de merda e só querem encher o bolço, e que se dane seus fãs. Aí ficam um monte de gente boba dando audiencia pra isso. Não estou defendendo nenhum estilo musical. só acho que o Regis está certissimo.
Quem gosta deste lixo global?muitos… alienados…
amei
Concordo plenamente com o que o Regis disse, este estilo de (musica) pra quem gosta de merda e um prato cheio..
O Wesley é um lixo e concordo com tudo que o Regis disse.Esse cantor está estragando a música brasileira que já não era boa , e as pessoas estão cada vez mais idiotas em defender esse cara.É só no Brasil mesmo que tem esse tipo de lixo que é chamado de cantor.
Nosa,quem é regis tadeu,se trabalhasse na bbc ou em algum ugar realmente importante , raul gil e horrivel programa sem graça
Concordo plenamente, é um lixo musical mesmo sem rodeios.
Contribui para imbecilização da sociedade jovem já freada pelo sistema de ensino do país.
E vamos escultar rock usa droga e da o CUsso…isso e ser intelectual e culto?????
Isso é um idiota!!! tudo muda com o tempo cinema tv moda . pagode sertanejo rock é forro tbem….as pessoa gostão do show do cara deixa ele ser feliz seu viado…. e vai da na esquina e escultar Cazuza
É isso aí Júlio César concordo plenamente. Esse idiota só pode e sempre foi mal amado, por isso só levou chifre e que descontar a dor de corno nos caras que são os melhores por mérito e porque tem muito talento
juliocezar.. Tem muita gente, e bota muita nisso, que compra e gosta.. kkk “compra” CD onde, em q planeta??? Quem vai p show do WS só q cachaça e putaria, p esquecer dos problemas, ao menos por alguns instântes. Ninguem ta nem ai para o q ele canta, se ta cantando bem ou mal.. Importante é a farra, aproveitar a noite pq no dia seguinte volta p vida fudida de sempre. M* toda q esses caras literalmente impendem através de seus mega-empresários q qualquer cantor/compositor de talento se destaque, com medo de perder seu posto.
– TAI UM SUJEITO ALTAMENTE FRUSTRADO, MAL AMADO, QUEM SABE CORNO ?!, SE ESTES CANTORES FAZEM SUCESSO, E PORQUE TEM MUITA GENTE, E BOTA MUITO NISSO, QUE COMPRA E GOSTA, VAMOS SER SINCEROS, CADA QUAL COM O SEU CADAQUAL . SE ESTE CRITICO MUSICAL, TIVESSE 10% DO QI DE UM NELSON MOTA, AI SIM EU DIRIA, ESTE CARA SABE O QUE ESTA FALANDO !!