De acordo com informações colhidas entre os feirantes pelo repórter Everardo Gomes, era por volta das 8 horas quando o animal pulou uma das cercas do curral onde havia sido aprisionado e saiu, aos pulos e correndo, assustando muito as pessoas que se encontravam no local.
Francílio tentou capturar o animal, porém, não teve êxito. Ele acabou sendo golpeado e caiu. Na queda, bateu a cabeça contra o fio de pedra, sofrendo um corte muito profundo.
Inicialmente, o homem ferido foi levado para a UPA do município e, depois, transferido para o Hospital Eudásio Barroso. O médico plantonista avaliou a gravidade e achou necessário enviar Francílio para o Instituto Dr. José frota, em Fortaleza.
Um dos nossos editores, Gooldemberg Saraiva, conversou com o Dr. Francisco Augusto de Souza Junior, Diretor Presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI) sobre o episódio. A Adagri é responsável pela fiscalização sanitária de todos os locais no Ceará onde funcionam feiras de animais ou exposições de bichos e pode, inclusive, impedir o funcionamento de estruturas que não sejam adequadas para tais finalidades.
Augusto de Souza revelou que há mais de um ano a prefeitura de Quixadá celebrou convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado para promover a reforma da feira dos animais no município. Não soube, porém, precisar o valor exato e afirmou que sua agência não é a responsável pela fiscalização da execução do valor conveniado.
O diretor também disse que aguarda um relatório completo de sua equipe em Quixadá para que a Adagri possa se manifestar sobre o acidente.
O curral de onde o touro que atingiu Francílio de Lima fugiu, como se pode ver na foto no topo, não parece estar em condições de receber animais de grande porte e, consequentemente, de garantir a segurança das pessoas presentes à feira.
Contatada pelo Monólitos Post, a Prefeitura de Quixadá explicou que em 18 de novembro de 2013 foi firmado um Termo de Ajuste com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado. Neste termo, há a menção do uso para reforma da feira dos animais do valor de R$ 113.797,42. A prefeitura ficou de fornecer posteriormente mais informações sobre este termo e sobre a execução do valor citado.
– CONHECO CHICO DO DETRAN, DESDE 1975. . . NAO SABIA QUE O MESMO TAMBEM PEGAVA TOURO A UNHA, A UNICA ARMA QUE O VI USAR, E UM LAPIS PARA LAVRAR CHASSI DE VEICULOS; QUE SE RECUPERE E VOLTE AO SEU OFICIO ORIGINAL, FORCA MEU AMIGO !!