Um dicionário online aplica a palavra irascível à pessoa “que tem o gênio difícil”, ao “indivíduo cujo humor se altera com facilidade”, ao que é “irritado” e “mal-humorado”. Conhece alguém assim? Talvez conheça.
Na verdade, os males da vida moderna, tais como trânsito terrível, barulho, poluição, violência, o tempo cada vez mais curto, a pressão do trabalho, cobranças da família, o estresse do dia-a-dia e muitos outros, parecem trabalhar juntos para espalhar o mau humor.
De fato, é cada vez mais comum encontrarmos pessoas mal-humoradas, irascíveis, aqueles sujeitos chatos, de cara feia, que sempre parecem ter acabado de pisar no cocô do cachorro.
UM PÉSSIMO ATRIBUTO
Embora justificável em certas circunstâncias, a persistente tendência para a ira, que a torna parte integrante da personalidade, não parece ser um bom atributo, pois tende a afetar o conceito que as pessoas formam a respeito do seu portador, bem como interfere na própria qualidade de vida do indivíduo, mexendo com sua família, suas amizades e até com seu trabalho. Ser ranzinza não traz vantagens para ninguém.
AFETA A FAMÍLIA
Pense, por exemplo, em seu cônjuge. Como deve ser desafiador conviver com alguém cujo humor, por assim dizer, altera-se com a menor rajada de vento! O irascível talvez não se aperceba, mas suas reações tipicamente fortes afetam sobremaneira as relações familiares. Em alguns casos, o mal-humorado talvez ache que é respeitado quando, na verdade, é apenas temido ou tolerado. É possível que sua própria família viva como que pisando em ovos para não provocar tensões desnecessárias.
Realmente, algumas das maiores crises nos relacionamentos por vezes tem o mau humor de um dos envolvidos como o fator indutor das tensões. É difícil para a pessoa que imaginou estar casando com sua metade da laranja perceber que fez juras eternas, na realidade, a uma banda de limão azedo.
AFETA O TRABALHO
No trabalho, a mesma coisa. Se você é o funcionário mal-humorado, aquele indivíduo negativo para quem tudo sempre está ruim, vai ser fácil para seu chefe resolver o problema: é quase certo que você será demitido, afinal, quem é que quer um funcionário causador de tensões e fonte de desânimo para os colegas? Estudos apontam para o fato de que o mau humor afeta a motivação das equipes e a produtividade cai de forma vertiginosa em ambientes onde prevalece o mau humor.
Por outro lado, se você é o patrão irascível, mal-humorado, a situação dos seus funcionários é de fazer pena! Pense no seguinte: os coitados talvez passem a maior parte do dia ao lado de um nó cego como você. Em vez de se concentrarem em produzir, eles focam em não desagradar você, e isto não necessariamente tem algo a ver com fazer as coisas de forma eficiente. Pode, ao contrário, até mesmo afetar a criatividade, a desenvoltura, a iniciativa, etc. Em certas circunstâncias extremas, o mau humor do chefe talvez produza até mesmo situações de total descontrole, induzindo os subordinados ao desequilíbrio emocional e a agressão física.
Não é para menos, portanto, que empresas com chefes mal-humorados apresentem altas taxas de rotatividade no setor de pessoal. Ninguém gosta de trabalhar para um “jumento batizado”.
Na verdade, o irascível dificilmente estaria qualificado para assumir qualquer função de liderança.
BUSCAR AJUDA
Por tudo isso e muito mais, vale a pena fazermos esforço, até procurarmos ajuda de profissionais qualificados, se for necessário, para aprendermos a lidar com os problemas, as pressões e as dificuldades sem deixar que elas nos transformem em indivíduos chatos e mal-humorados.
De resto, não perca sua felicidade por causa dos chatos. Por mais contraditório que pareça, meiguice é coisa de gente forte. “Cara feia” e amargura, por outro lado, talvez sejam evidências de um coração vulnerável, que se deixou envenenar pelas adversidades da vida.
_____
Autor: Gooldemberg Saraiva
(bergsaraiva@gmail.com)