Um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns, que vinha de Boa Viagem, tombou na manhã deste domingo, 18, por volta das 8h40, no quilômetro 304 da BR-020, município de Canindé. Em último balanço, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fala em 18 mortos.
Segundo informou a empresa, no veículo, havia 39 passageiros além do motorista e outro funcionário, totalizando 41 pessoas. Os feridos foram levados para o Hospital de Canindé e para o Instituto Doutor José Frota (IJF). Até o fechamento desta edição, o número oficial de mortos era 18. Segundo Aline Macedo, secretária de saúde de Canindé, 16 morreram no local e outros dois no hospital, todos com politraumatismo.
Dez deles foram liberados para os parentes realizarem os funerais. Oito corpos foram transferidos para serem necropsiados em Fortaleza. Destes, cinco eram do sexo masculino. Duas famílias já procuraram a Perícia Forense em Fortaleza para liberação dos parentes.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse, por meio da Assessoria de Comunicação, que só divulgaria os nomes dos mortos depois de uma checagem para evitar homônimos (nomes iguais). Os velórios da maioria dos mortos ocorrerão nos municípios de Boa Viagem e Madalena.
O motorista do ônibus, que sofreu lesões leves, informou aos policiais que um motociclista que seguia à sua frente teria freado bruscamente. Na tentativa de evitar a colisão, o condutor perdeu o controle do veículo, que saiu da pista e tombou. Em depoimento à delegacia Regional de Canindé, ele reafirmou a versão.
Ainda segundo a PRF, o teste etilômetro do motorista do ônibus deu negativo.
Os passageiros que sofreram ferimentos leves foram atendidos na UPA de Canindé. A maioria das pessoas era de Boa Viagem. Duas crianças estavam entre os passageiros e não sofreram ferimentos, entre elas um bebê de oito meses. Ainda segundo a PRF, policiais de folga que moram na cidade foram convocados para reforçar a operação do acidente.
A Defensoria Pública do Estado do Ceará informou que os familiares das vítimas do acidente de ônibus, em Canindé, serão atendidas pelo defensor público Régis Gonçalves Pinheiro, supervisor do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas. Ele foi ao município para realizar medidas administrativas e providências jurídicas.
“Se for o caso, vamos realizar uma ação civil pública para garantir o Direito Reparatório das vítimas, como seguro e indenizações”, informou o órgão. Outros familiares com interesse no atendimento podem procurar o Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, localizado na avenida Pinto Bandeira, 1111, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza.
Em nota, a Viação Princesa dos Inhamuns lamentou o acidente com o ônibus que fazia a linha Boa Viagem-Fortaleza. Informou também que a empresa toma todas “as providências necessárias para ao atendimento dos passageiros e familiares”.
IJF
Os pacientes atendidos no IJF foram identificados como: Francisco Elson Nascimento Saraiva, João Vieira Sobrinho, Raimundo Barbosa, João Nunes da Silva, Cristiane de Souza Paulino, Maria Inês Moreira Santos, José Ribamar Lima de Oliveira, Maria Vera Lúcia, Francisco Douglas Sousa Uchoa, Rita do Nascimento e Hilda Inácio dos Santos. Dos 11 pacientes, três foram socorridos para o hospital de helicóptero, conforme a assessoria do hospital. Os outros vieram pela ambulância do Samu.
Ainda segundo o IJF, todos os pacientes estão sendo avaliados pela equipe de plantão. As vítimas sofreram fraturas expostas e a maioria será submetida a procedimento cirúrgico.
Prefeitura
O prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino (PT), publicou uma nota de pesar na página do Facebook da Prefeitura. De acordo com a nota, foi disponibilizado imediatamente o aparato necessário, incluindo ambulâncias do GSU e equipe médica. Além dele, o senador Eunício Oliveira (PMDB) se solidarizou com as família afetadas, através do Twitter: “Meus sentimentos às famílias atingidas pelo trágico acidente em Canindé. Peço a Deus em oração que os conforte neste momento de dor”.
A nota da Prefeitura, na íntegra:
“O Prefeito Municipal de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo Secundino, manifesta seu profundo pesar pelo grave acidente ocorrido esta manhã com o ônibus da viação Princesa dos Inhamuns. Na urgência de socorrer as vítimas, a Prefeitura disponibilizou imediatamente todo o aparato necessário, incluindo ambulâncias do GSU e equipe médica, além de agentes da Guarda Municipal para garantirem a segurança no local. Agradecemos também ao SAMU, polícias civil e militar, além de populares, pela ajuda voluntária.
Manifestamos ainda nosso pesar aos familiares que perderam seus entes queridos nessa tragédia. Que Deus e S. Francisco tragam-lhes o conforto espiritual”.
Acidente com ônibus da mesma empresa matou dois em 2013
Em 2013, outro acidente envolvendo um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns e uma carreta deixou duas pessoas mortas e várias feridas, em Crateús. O ônibus seguia de Fortaleza com destino a Crateús e se chocou com uma carreta que desviava de uma motocicleta. O cobrador e o motorista faleceram no local.
*Informações e fotos do Jornal O Povo
AOS QUE CRITICAM O POVO NORDESTINO.
Já que existe no sul esse conceito
Que o nordeste é ruim, seco e ingrato
Já que existe a separação de fato
É preciso torná-la de direito
Quando um dia qualquer isso for feito
Todos dois vão lucrar imensamente
Começando uma vida diferente
De que a gente até hoje tem vivido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Dividindo a partir de Salvador
O nordeste seria outro país
Vigoroso, leal, rico e feliz
Sem dever a ninguém no exterior
Jangadeiro seria o senador
O cassaco de roça era o suplente
Cantador de viola o presidente
O vaqueiro era o líder do partido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Em Recife o distrito industrial
O idioma ia ser nordestinense
A bandeira de renda cearense
“Asa Branca” era o hino nacional
O folheto era o símbolo oficial
A moeda, o tostão de antigamente
Conselheiro seria o inconfidente
Lampião, o herói inesquecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
O Brasil ia ter de importar
Do nordeste algodão, cana, caju
Carnaúba, laranja, babaçu
Abacaxi e o sal de cozinhar
O arroz, o agave do lugar
O petróleo, a cebola, o aguardente
O nordeste é auto-suficiente
O seu lucro seria garantido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Se isso aí se tornar realidade
E alguém do Brasil nos visitar
Nesse nosso país vai encontrar
Confiança, respeito e amizade
Tem o pão repartido na metade,
Temo prato na mesa, a cama quente
Brasileiro será irmão da gente
Vai pra lá que será bem recebido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente
Eu não quero, com isso, que vocês
Imaginem que eu tento ser grosseiro
Pois se lembrem que o povo brasileiro
É amigo do povo português
Se um dia a separação se fez
Todos os dois se respeitam no presente
Se isso aí já deu certo antigamente
Nesse exemplo concreto e conhecido
Imagina o Brasil ser dividido
E o nordeste ficar independente