Os vereadores da Câmara Municipal da cidade de Solonópole realizaram ontem, dia 02, uma votação para saber em qual município eles votarão para sediar o Hospital Regional do Sertão Central no próximo dia 09, no centro de convenções.
A sessão foi marcada por polêmica, várias pessoas do município se fizeram presente ao plenário daquela casa legislativa, e torciam para que os edis pudessem votar no município de Quixadá.
Ao final da votação apenas quatro vereadores foram a favor do município de Quixadá, enquanto cinco votaram para Quixeramobim sediar o empreendimento.
Dentre os vereadores que votaram em Quixadá está o presidente da câmara, José Lenilton Cleíson Pinheiro.
O vereador Chagas Bezerra disse que estavam votando em Quixadá atendendo o anseio da população daquele município, pois o fato de ser mais próximo de Solonópole viabilizava o seu voto.
O governo do estado inaugurou, há pouco mais de um mês, a CE 153 com isso aproximou os municípios de Quixadá e Solonópole.
O trecho da CE-153, que liga Banabuiú a Solonópole, recebeu investimentos de R$ 26 milhões do Governo mediante o Programa Rodoviário Ceará III, celebrado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Com a nova estrada a cidade de Quixadá fica cerca de trinta quilômetros mais próxima de Solonópole do que o município de Quixeramobim.
Os vereadores Cesar Bastos, Raimundo Arilo Cavalcante Pinheiro, Jean Nedson Pinheiro, Manoel Tomaz Neto Bezerra e Maria Costa de Carvalho votaram em Quixeramobim para sediar o Hospital Regional.
Com isso o município de Quixeramobim fica, ainda mais, fortalecido na disputa para conquistar o sonhado Hospital Regional do Sertão Central.
O novo hospital atenderá os 20 municípios que compõem a nova macrorregião da saúde do Estado. A votação para a definição do município acontecerá no próximo dia 9 de maio, no Centro de Convenções em Fortaleza.
Para o Governador, que assumiu o compromisso da construção do hospital durante a última campanha eleitoral, a implantação do HRSC faz parte de uma estratégia em curso no Estado de interiorizar as ações de Saúde.
Cid Gomes destaca que a unidade terá entre 200 e 250 leitos e será “muito semelhante” ao Hospital Regional do Cariri, entregue a população na última sexta-feira, dia 8. “Em cada microrregião estão sendo implantadas Policlínicas. São no total 21 e 17 Centros de Especialidades Odontológicas”, cita. Através da parceria com o Governo Federal, serão instalados 32 Unidades de Pronto Atendimento (Upas), que funcionarão 24 horas, além da universalização do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).
Os municípios que apresentaram disponibilidade e se candidataram a receber a nova unidade de saúde foram Boa Viagem, Canindé, Quixadá e Quixeramobim, já que o município de Tauá saiu da disputa.
No entanto, os municípios que o HRSC deverá atender são Boa Viagem, canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.